Pages - Menu

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Alimentação Saudável.



"Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí, sim, eles verão que dinheiro não se come".
(Chefe Sioux
)

Responda essa pergunta: O que você vai comer hoje?

Se tem um assunto que eu acho fascinante é a questão da alimentação vegetarina.
Vocês sabiam que a pecuária prejudica o meio ambiente? Pois é, a criação de animais para consumo humano degrada a terra, desperdiça água, estimula o desmatamento, polui a água, desperdiça a energia, produz-se gás metano com os dejetos dos animais e seu abate, além de prejudicar a nossa saúde por conter hormônios nas carnes (por causa da engorda dos animais) e a ciência assina embaixo.
Várias vezes a ONU vem pedindo aos habitantes desse mundão que comam menos carne, ou melhor, parem de comer carne.
Já li alguns sites que dizem assim: "COMER CARNE É UM SUICÍDIO COLETIVO". O que você acha disso? A minha resposta é essa: "O peixe morre pela boca."
As pessoas custam a acreditar e ainda continuam veemente baterem boca com os vegetarianos e simpatizantes. A ignorância humana tem várias facetas, isso é verdade.
E é verdade que também é uma atitude complicada que se pare de comer carne de um dia pro outro, tiro por mim que já tentei inúmeras vezes e o máximo que consegui foi ficar 3 meses sem pôr carne nenhuma na boca e olha que eu não sou muito chegada. Mas um dia eu irei conseguir. Imagino que se para mim é difícil a dificuldade aumenta muito mais para aqueles que se denominam "carnívoros". É até uma questão cultural,desde pequenos somos acostumados a comer carne e quando no almoço não tem parece que nos falta muita coisa. Mas antes de qualquer cultura, tradição, ou gula mesmo, temos que pensar no meio ambiente, no cenário que deixaremos para as nossas futuras gerações.
Cada um fazendo a sua parte é o começo de tudo. Vamos tentar consumir o mínimo de carne, e é tentando que se consegue.
Eu admiro os vegetarianos e acredito que essa possa ser a alimentação mais saudável que possa existir, não só saudável pelas fontes de vitaminas que se encontram nos legumes, verduras e cereais, mas muito mais saudável por ser uma alimentação que respeita a vida, seja ela humana e principalmente a animal. Se você costuma comer 2 bifes por dia, tente comer 1 por dia, aos poucos vá retirando da sua alimentação produtos de origem animal e vá substituindo pelo natural, pelo orgânico... além de ser saudável e ajudar o meio ambiente você irá descobrir que também é gostoso.
Existem muitas receitas e muitas combinações a fazer.
Vou deixar aqui o link de um site que fala sobre o vegetarianismo, tem produtos do site, walpapers, cartões virtuais, cartões para orkut, winks... chama-se VISTA-SE, quem quiser receber e-mails do site é só se cadastrar lá. Eu sou cadastrada já tem se eu não me engano 2 anos :D
http://vista-se.com.br

Desafio:
Vamos tentar uma semana vegetariana? Tente ficar sem carne por pelo menos 1 semana. Vou deixar aqui para vocês o link de um site que tem 1.500 receitas vegetarianas. Depois me conte se você gostou, o que você fez e se a turma de casa aprovou. ;) http://www.livrodereceitas.com/vegetarianas/index.html


Amanhã é o último dia da Programação Verde, não deixem de conferir!

Não está achando o link de comentários?!
CLIK AQUI!


22 comentários:

Anônimo disse...

Querida eu te apoio nisso, eu estou nessa luta a um ano e meio, ainda não consegui me livrar de todas as carnes como o peixe por ex, eu ainda o como, admito mas morrendo de vergonha. Vou conferir o site!

Também acho que o melhor ao mundo é o vegetarianismo!
Temos que divulgar mais essa ideia!

~*Rebeca*~ disse...

Vanessa,

Poucas pessoas tem a leveza pra falar sobre esse assunto. Geralmente os ativistas são mais agressivos e o alerta fica pesado, fica feio, fica até mesmo animalesco. Acho bacana demais quem tem esse estilo de vida vegetariano e estou tentando diminuir a carne.

Amei seu desafio, vou tentar fazer, viu?

E ó, ri demaaaaaaaaaaaais com seu comentário...ahahahaha

Beijo imenso, menina linda.

Rebeca

-

Anônimo disse...

Olha, eu sei, e tenho um remorso quando como carne, mais eu gosto, fazer o que?
Mais os vegetarianos não podem criticar, porque vegetais, plantas, são vidas, animais também são vidas, a diferença é que nos animais quando estão sendo mortos, a gente vê a tristeza deles. Beijos

Anônimo disse...

Eu já tentei, mas vou ver o site com ctz. O post é mt legal. bjkss flor

Betty Gaeta disse...

Oi Vanessa,
Como vc já sabe, eu sou vegetariana. Vou torcer para que muita gente leia isto aqui e siga os seus conselhos. Eu não como carne, mas não é por uma questão de saúde, é pq eu amo os animais! Se posso viver sem carne e bem, pq eu vou matá-los?
Bjkas e uma boa quinta-feira.

Bel disse...

Assunto complicado porque cada um pensa de uma forma. Eu sou uma pessoa que me considero consciente e tento fazer o melhor mas não concordo em parar com a carne. Primeiro que não tenho dinheiro para isso. E, sim, é preciso dinheiro para bancar uma dieta saudável! Outra coisa q ainda assim acho isso muito radical porque se o consumo é consciente, não deve ser eliminado. Vejo que economicamente é inviável. E sou muito pé no chão! Acho que precisamos mudar hábitos e vamos chegar a algum lugar indo devagar, caminhando passo a passo.

belw disse...

Eu sou super a fim de virar vegetariana, mas já tentei, não consegui :f é questão de cultura sabe, desde pequena eu como carne e quando eu tentei parar não foi nada bom, sério mesmo.
Mas ainda tenho fé que um dia eu conseguirei, já consegui parar de comer carne de porco, é um começo *-* UWHEIUQ

Jaques Hercilio Rosa disse...

Oi Vanessa, eu sou suspeito em falar sobre não consumir carne rsrsrsr pois tenho um restaurante. Mas concordo com tudo que descrevesse no seu texto e prometo a você que ficarei uma semana se comer carne em solidariedade ao nosso planeta. É o minimo que posso fazer para tirar o peso de minha conciência depois que li seu texto. Outra coisa vou colocar algumas receitas vegetarianas no cardápio do restaurante Recanto dos Pássaros. Parabéns pelo seu trabalho, eu gosto muito do seu blog e passo por aqui com frequencia. Abraços pra você.

Andreia Inoue disse...

olaaa!
super valido o seu post.nao sou vegetariana,mais evito o maximo que posso comer carne.
um abracao.

Babi Farias disse...

Quando imagino na atrocidade que é o abate, sim bate um remorso extremo, porém não devo negar que é algo cultural.

Digo por mim, só diminuí o consumo de carne devido a um problema de saúde e os benefícios foram bem maiores do que os malefícios... E não sei se é viável sobreviver 100% de vegetais, cereais e leguminosas. Como a Bel disse é uma dieta saudável, porém cara. Sem comentar nas vertentes que dentro do próprio vegetarianismo possui.

Muito conciso seu texto!

Beijos
:*

Franck disse...

Taí algo que preciso pensar, repensar, pensar e repensar: minha alimentação... nesse cotidiano corrido, acabo comendo o que não quero e não gosto, mas na medida do possível, evito carnes!
Os posts estão um verdadeiro serviço de cidadania ambiental!
Bjs*

Jovem Jornalista disse...

Eu não consigo ficar 100% sem carne. Devo diminuir a porção, mas ficar sem eu não fico!! Na carne há proteínas que são importantes para o organismo, por isso não abro mão.

Cia. De Teatro Atemporal disse...

Oi, Vanessa;

A Programação Verde está sem sombra de duvidas ESPETACULAR!

Muito inteligente essa programação!

PARABÉNS!

E o desafio dessa postagem é formidável!

"Que DEUS continue te capacitando dia após dia!"

Te amamos!

Clemente.

Cia. De Teatro Atemporal.

Cíntia Echel disse...

Vanessa, lindinha...
Juro que vou tentar reduzir a carne, mas é um baita sacrifício, viu?! Só a sexta-feira santa já é um martírio pra mim... rs
Mas a foto do início do post já diz tudo, se não houvesse alguém pra fazer o "serviço-sujo", eu JAMAIS me poria a matar um bichinho pra comer. Mas com nossa cultura, a gente esquece de ligar o nome (a carne pra venda) à pessoa (o animalzinho bonitinho, vivinho da silva). É lamentável, mas a gente é assim!
Adorei tua idéia de semana do meio-ambiente e confesso, me senti meio "culpada", pois vc me fez parar pra pensar. Trabalho em uma plataforma de petróleo, acho que tiro proveito do pouco caso com o ambiente pra proveito próprio... Sei lá! As atitudes deveriam ser mais que usar uma ecobag, mas pensar verde, sendo realista sem ser hipócrita é difícil de verdade.
Sucesso aí no blog, viu?! E boa sorte com o vegetarianismo... rs

Joel Anjos disse...

Primeira vez que passo por aqui, e gostei muito do seu texto e do eixo de visão com que é escrito. Ficou muito interessante...
http://seriemetamorfose.blogspot.com/

Monique Premazzi disse...

Eu adorei a programação verde. Realmente abriu os olhos de muita gente que antes não ligava muito para isso (eu). Adorei o teste *-*

xx

Lara Sousa disse...

Muito prazer em aceitar o convite!adorei os textos que li,principalmente os temas que muito me interessam.Faltava um blog assim por aqui,revolucionário.parabéns!
estou seguindo pra acompanhar,me identifiquei demaaaais com a ideia do blog!
beijos,flor.
;*

Poupée Amélie™ disse...

Van,
Há mais de quatro anos resolvi tornar-me vegetariana. Depois de mais de três anos sem comer absolutamente nenhuma carne, resolvi voltar a consumir peixes (somente os de escamas), pois era a única carne que sentia falta. Consumir carne é sinônimo de vidas dizimadas - vidas de seres inocentes, que muitas vezes sofrem horrores na hora da morte. Além disso, a carne vermelha não é um alimento saudável, tirando a questão da proteína (mas essa pode ser encontrada em outras fontes alimentares). Mas... longe de causar polêmicas - não é minha praia! - estou aqui para dizer que gostei muuuiito do post!
BjO*

Jeniffer Yara disse...

Vaçeu pela visita lá no blog,e que mara seu blog,e essa programação verde!=D

Bjs!

Stéphanie disse...

Faço várias coisas dessa lista, mas claro que ainda tenho que melhorar..
Muito bacana esses post para conscientizar.

Obrigada pelo selinho, super bacanas.

Beijos.

Acontecendo em Roma disse...

Vanessa, adorei esse post!!
Pra começar, a frase que li em um dos meus livros favoritos de Marlo Morgan, que deixa uma bela mensagem.

Eu começei a ser vegetariana ha uns 5 anos, por questão ética, pq tinha recordações de infancia sobre matança de animais! Não comia nenhum bicho, e como vc diz, é difícil das pessoas aceitarem isso!
Tive probleminhas de saúde, e acabei voltando a comer peixe e frango...1 vez na semana cada um.
Me sinto super bem, nunca mais tive problemas com qualquer tipo de inflamação (eu vivia com aftas, cistites, amidalites..). O problema é ter de preparar vários tipos de comida diferentes pra família (eu que cozinho). Mas vou chegar lá e ser totalmente vegetariana. Minha filha quer me seguir nessa, com discordância do pai. Bom, 1 da família já convenci!!
Acho q vc tb vai chegar, qdo vc deixar pelo menos a carne vermelha, vc não consegue depois nem provar, depois de um tempo sentir o gosto, dá nojo!!
Não concordo com o comentário de BEL, não acho que a dieta vegetariana seja mais cara que comer carne. Ela precisa recalcular, ou talvez nem tenha tentado direito, pq como ela mesma diz, o consumo dela é consciente, portanto, não deve mesmo ser eliminado.
Mas vc que é consciente, vai fundo, vamos salvar esses links q vc pôs aqui, pq qto mais, melhor!!
Depois vc fala se tá conseguindo, pra um estímulo a todos!!
beijos e bom domingo.

Anônimo disse...

I like your blog !!
do not miss my goods , they are very beautiful !!
Fashion watches
Discount watches
Antique pocket watches
Engraved pocket watches
pocket watch

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...