Pages - Menu

terça-feira, 8 de junho de 2010

Sustentabilidade - A Aposta do Momento.

Programação Verde.

Sustentabilidade? O que é Sustentabilidade?

Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: Sustentabilidade. Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade?

Segundo a Wikipédia: “sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”.

Mas você ainda pode pensar: “E que isso tudo pode significar na prática?”

Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e, em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não é bem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos; revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra.

Assim, as idéias de projetos empresariais que atendam aos parâmetros de sustentabilidade, começaram a multiplicar-se e a espalhar-se por vários lugares antes degradados do planeta. Muitas comunidades que antes viviam sofrendo com doenças de todo tipo; provocadas por indústrias poluidoras instaladas em suas vizinhanças viram sua qualidade de vida ser gradativamente recuperada e melhorada ao longo do desenvolvimento desses projetos sustentáveis. Da mesma forma, áreas que antes eram consideradas meramente extrativistas e que estavam condenadas ao extermínio por práticas predatórias, hoje tem uma grande chance de se recuperarem após a adoção de projetos de exploração com fundamentos sólidos na sustentabilidade e na viabilidade de uma exploração não predatória dos recursos disponíveis. Da mesma forma, cuidando para que o envolvimento das comunidades viventes nessas regiões seja total e que elas ganhem algo com isso; todos ganham e cuidam para que os projetos atinjam o sucesso esperado.

A exploração e a extração de recursos com mais eficiência e com a garantia da possibilidade de recuperação das áreas degradadas é a chave para que a sustentabilidade seja uma prática exitosa e aplicada com muito mais freqüência aos grandes empreendimentos. Preencher as necessidades humanas de recursos naturais e garantir a continuidade da biodiversidade local; além de manter, ou melhorar, a qualidade de vida das comunidades inclusas na área de extração desses recursos é um desafio permanente que deve ser vencido dia a dia. A seriedade e o acompanhamento das autoridades e entidades ambientais, bem como assegurar instrumentos fiscalizatórios e punitivos eficientes, darão ao conceito de sustentabilidade uma forma e um poder agregador de idéias e formador de opiniões ainda muito maior do que já existe nos dias atuais.

De uma forma simples, podemos afirmar que garantir a sustentabilidade de um projeto ou de uma região determinada; é dar garantias de que mesmo explorada essa área continuará a prover recursos e bem estar econômico e social para as comunidades que nela vivem por muitas e muitas gerações. Mantendo a força vital e a capacidade de regenerar-se mesmo diante da ação contínua e da presença atuante da mão humana.

FONTE: http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade/

- Dei uma lida em alguns sites que falam sobre o assunto e gostei muito desse artigo do blog: Atitudes Sustentáveis. Recomendo para aqueles que estão interessados no assunto visitar o blog e ler os posts anteriores,o foco do blog é esse. Lá vocês irão encontrar muitos artigos divididos em categorias super interessantes. Vale a pena conferir!


7 comentários:

Livia disse...

So eu q fiquei com a conciencia pesada e nao fazer mais a respeito? =/

Luiz disse...

Oiee Vanessa Querida , amei os posts que vc vem fazendo !!!
estou lendo todos e acho de suma importancia tudo isso !
beijão amoreH ^^
Lu

Franck disse...

Vou tentar resumir, escrevi um outro comentário e perdir, coisas da net. Trabalho numa escola de ensino médio numa vila de pescadores aqui no MA com projetos ambientais, tentando levar um pouco do que devemos fazer no nosso quintal para que isso reflita na cidade, no bairro, no estado, no mundo... Sempre tive essa preocupação em saber o que é de onde vinha o que consumia, separar meu lixo, tentar usar o menos possível e reciclar o que fosse possível...,
Que bacana, repito, Vanessa, ter posts tão esclarecedores como os seus nessa semana! Bjs*

Monique Premazzi disse...

É bom que ainda existam pessoas que se importam com o planeta. Porque hoje em dia só vemos aqueles que querem destrui-lo.

Adorei o post :)

Dika Fashion disse...

O mundo merece a nossa ajuda, nós usamos tanto ele não é ?! eu nao deixo ngm jogar lixo na rua, quando eu vejo algm fazendo isso eu pego na frente da pessoa, faço cara feia e jogo no lixo *.*



http://dikafashion.blogspot.com/

Betty Gaeta disse...

OI Vanessa,
Eu sou vegetariana e não uso nenhum produto que seja testado em animais, como a Johson, L'Oreal, Maybeline, Lancome. Tô fora.
Vc andou mudando o visual do blog? Gostei...
Bjkas e boa noite.

Daniel Savio disse...

Interessante, mas apesar de não saber ser é uma moda totalmente ecologica, acabo me vestindo com as roupa do Projeto Tamar...

Fique com Deus, menina Vanessa Monique.
Um abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...