Pages - Menu

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Maio: Mês das Noivas.


Maio é considerado o mês das noivas e por isso esse mês irão ter posts especiais em comemoração aos casórios. Vão ter posts desde a escolha do horário da festa, decorações, vestidos de noivas, noivos, pajens, damas, padrinhos, lembrancinhas, comidas e bebidas, entre outros assuntos que rondam a áurea do casamento.

Para começarmos é bacana saber porque essa tradição do mês de maio ser o mês das noivas?
Já se perguntaram sobre isso?!

        Passando por alguns sites em busca dessa explicação encontrei 2 teorias que não tem argumentos muito fortes, porém são os mais aceitos.
A primeira teoria explica na idade média no mês de maio as pessoas tomavam seu primeiro banho anual, devido as baixas temperaturas no hemisfério norte, e também era o começo da primavera. Era considerado o mês ideal, pois os banhos iriam amenizar os odores dos homens e mulheres, e as noivas por sua vez tomavam banho com flores e levavam consigo para o casamento ramos de flores perfumados junto ao corpo para amenizar o mau cheiro. Lembrou de algum símbolo que não falta em um casamento? Se você lembrou do bouquet que até hoje é utilizado ACERTOU! O bouquet de flores que toda noiva carrega veio dessa tradição.


        A outra teoria vem de berço católico. A Igreja Católica considera maio como mês da Consagração de Maria, mãe de Jesus, mesmo que não haja nenhuma afirmação bíblica sobre esse fato, essa é a hipótese mais aceita devido a forte influência do catolicismo no país.

Mas será que grande parte dos casamentos no país ocorrem no mês de maio?!
Pesquisas apontam que NÃO!
  Grande parte dos casamentos acontecem no mês de dezembro, devido ao 13° e por causa das férias que ajudam e muito para os dias e até semanas de lua-de-mel. E até em países Europeus como a Inglaterra, por exemplo, as pessoas costumam se casar no mês de junho, por ser uma tradição da Antiguidade, época que os romanos homenageavam Juno, deusa das mulheres e dos casamentos. 
Já na América do Norte preferencialmente as pessoas "juntam seus trapinhos" definitivamente no mês de fevereiro por ser o mês do "Valentine's Day" (Dia dos Namorados).


Agora que você está por dentro e já foi sanada a sua curiosidade de entender por que maio é o mês das noivas vamos falar um pouco sobre os preparativos do seu casamento ou sonhar com o seu.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...